Identificar famílias que tenham adotado crianças com deficiência e saber como estes pais colaboram com a escolarização dos filhos é o tema principal do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Aline Mercez Silva, estudante do curso de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O trabalho tem orientação da professora Márcia Duarte, do Departamento de Psicologia da Instituição.
A escassez de trabalhos que abordam a escola e a adoção de crianças com deficiência foi a motivação para que Aline escolhesse este tema para sua pesquisa. "A falta de material sobre o assunto transmite a ideia de que escolarização e adoção de crianças com deficiência são assuntos dispersos, o que não é verdade, pois a família é um dos fatores principais que contribui para o desenvolvimento positivo do processo de aprendizagem dos alunos", relata a estudante.
Em um total de 30 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Carlos, local da pesquisa, um terço destes, ou seja, dez crianças, possuem pais adotivos. "Depois de levantar este número, apliquei uma pesquisa qualitativa por meio de questionário", explica. Os resultados irão apontar quais os motivos que levaram estes pais a adotarem crianças com deficiência, como está ocorrendo o processo de escolarização destes alunos e também como a participação dos pais pode influenciar no aprendizado.
Depois do TCC, Aline pretende fazer iniciação científica voluntária sobre o tema. A pesquisa ainda está em andamento e com a conclusão, a estudante busca trazer uma nova visão sobre este processo de adoção e de escolarização de crianças especiais.
O trabalho foi apresentado na última quarta-feira à tarde, dia 28/9, durante a 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. Mais informações sobre a Jornada podem ser obtidas no site www.jornada2011.ufscar.br e, sobre a pesquisa, pelo e-mail aline-mercez@hotmail.com.
www.comunicacao.ufscar.br
O trabalho tem orientação da professora Márcia Duarte, do Departamento de Psicologia da Instituição.
A escassez de trabalhos que abordam a escola e a adoção de crianças com deficiência foi a motivação para que Aline escolhesse este tema para sua pesquisa. "A falta de material sobre o assunto transmite a ideia de que escolarização e adoção de crianças com deficiência são assuntos dispersos, o que não é verdade, pois a família é um dos fatores principais que contribui para o desenvolvimento positivo do processo de aprendizagem dos alunos", relata a estudante.
Em um total de 30 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Carlos, local da pesquisa, um terço destes, ou seja, dez crianças, possuem pais adotivos. "Depois de levantar este número, apliquei uma pesquisa qualitativa por meio de questionário", explica. Os resultados irão apontar quais os motivos que levaram estes pais a adotarem crianças com deficiência, como está ocorrendo o processo de escolarização destes alunos e também como a participação dos pais pode influenciar no aprendizado.
Depois do TCC, Aline pretende fazer iniciação científica voluntária sobre o tema. A pesquisa ainda está em andamento e com a conclusão, a estudante busca trazer uma nova visão sobre este processo de adoção e de escolarização de crianças especiais.
O trabalho foi apresentado na última quarta-feira à tarde, dia 28/9, durante a 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. Mais informações sobre a Jornada podem ser obtidas no site www.jornada2011.ufscar.br e, sobre a pesquisa, pelo e-mail aline-mercez@hotmail.com.
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