quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TESTE DA ORELHINHA

A campanha do Teste da Orelhinha priorizou a divulgação da Lei 12.303/10, que obriga os hospitais e maternidades a realizarem o exame gratuitamente nas crianças nascidas em suas dependências. Além de tornar o teste mais conhecido, o objetivo da campanha foi fazer com que os pais tomassem conhecimento do direito assegurado pela lei a seus filhos recém-nascidos. O que se espera é que hospitais, maternidades e clínicas sejam mais requisitados pelo público a cumprirem a lei, já que grande parte deles ainda não possui equipamento e profissionais necessários para a realização do exame.

A campanha foi criada pelos servidores da Casa e produzida nos estúdios da TV Senado e da Rádio Senado. O material de divulgação da campanha inclui VT, spot de rádio, cartaz, anúncio e folders para os pais e para os profissionais de saúde. As peças estão disponíveis no site www.senado.gov.br/testedaorelhinha , além de serem veiculadas na TV Senado, Rádio Senado, Jornal do Senado e Portal de Notícias da Casa.


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Adoção e escolarização de crianças com deficiência é tema de pesquisa de estudante da UFSCar

Identificar famílias que tenham adotado crianças com deficiência e saber como estes pais colaboram com a escolarização dos filhos é o tema principal do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Aline Mercez Silva, estudante do curso de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O trabalho tem orientação da professora Márcia Duarte, do Departamento de Psicologia da Instituição.

A escassez de trabalhos que abordam a escola e a adoção de crianças com deficiência foi a motivação para que Aline escolhesse este tema para sua pesquisa. "A falta de material sobre o assunto transmite a ideia de que escolarização e adoção de crianças com deficiência são assuntos dispersos, o que não é verdade, pois a família é um dos fatores principais que contribui para o desenvolvimento positivo do processo de aprendizagem dos alunos", relata a estudante. 

Em um total de 30 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Carlos, local da pesquisa, um terço destes, ou seja, dez crianças, possuem pais adotivos. "Depois de levantar este número, apliquei uma pesquisa qualitativa por meio de questionário", explica. Os resultados irão apontar quais os motivos que levaram estes pais a adotarem crianças com deficiência, como está ocorrendo o processo de escolarização destes alunos e também como a participação dos pais pode influenciar no aprendizado. 

Depois do TCC, Aline pretende fazer iniciação científica voluntária sobre o tema. A pesquisa ainda está em andamento e com a conclusão, a estudante busca trazer uma nova visão sobre este processo de adoção e de escolarização de crianças especiais. 

O trabalho foi apresentado na última quarta-feira à tarde, dia 28/9, durante a 9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. Mais informações sobre a Jornada podem ser obtidas no site www.jornada2011.ufscar.br e, sobre a pesquisa, pelo e-mail aline-mercez@hotmail.com. 

www.comunicacao.ufscar.br