segunda-feira, 12 de julho de 2010




Conheça a história de Matheus Santana da Silva, 14 anos, autista. Ele estuda em uma turma regular de escola pública em São Paulo desde a 1a série.

Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência

O professor deve entender as dificuldades dos estudantes com limitações de raciocínio e desenvolver formas criativas para auxiliá-los



Cinthia Rodrigues (Cinthia Rodrigues)



CONCENTRAÇÃO Enquanto a turma lê fábulas, Moisés faz desenhos sobre o tema para exercitar o foco. Foto: Tatianal Cardeal

De todas as experiências que surgem no caminho de quem trabalha com a inclusão, receber um aluno com deficiência intelectual parece a mais complexa. Para o surdo, os primeiros passos são dados com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cegos têm o braile como ferramenta básica e, para os estudantes com limitações físicas, adaptações no ambiente e nos materiais costumam resolver os entraves do dia-a-dia.



Mas por onde começar quando a deficiência é intelectual? Melhor do que se prender a relatórios médicos, os educadores das salas de recurso e das regulares precisam entender que tais diagnósticos são uma pista para descobrir o que interessa: quais obstáculos o aluno enfrentará para aprender - e eles, para ensinar.
 
 
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Escritor cria série juvenil para manter atenção do filho

A dislexia e o transtorno do déficit de atenção de Haley Riordan, 15, levaram


o seu pai, o professor de inglês e história Rick, 46, ao topo da carreira de

escritor.



Um dia, Rick Riordan percebeu que a mitologia grega era capaz de manter a

concentração de seu filho, à época com nove anos. Contou os mesmos mitos por

noites a fio, até Haley pedir ao pai que inventasse algo novo.



Foi assim que surgiu Percy Jackson, protagonista de uma série de cinco livros

que já vendeu 15 milhões de cópias nos EUA e foi traduzida para mais de 30

línguas.

Veja a Matéria Completa

Definição e características das diversas deficiências e síndromes

Deficiência intelectual,

SÍNDROME DE DOWN

Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)

AUTISMO

SÍNDROME DE ASPERGER

SÍNDROME DE WILLIAMS

SÍNDROME DE RETT

http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/aprender-superar-511027.shtml?page=2



A inclusão que ensina

Matheus Santana da Silva, 14 anos, autista, estuda numa turma regular de escola pública em São Paulo desde a 1ª série. A história dele é a prova de que, apesar das dificuldades, incluir crianças com necessidades especiais beneficia a todos

http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/aprender-superar-511027.shtml




Relevância da Educação Inclusiva

Educação Inclusiva




Para falar de educação inclusiva, temos de abordar, antes, a questão da inclusão social, ou seja, o processo de tornar participantes do ambiente social total (a sociedade humana vista como um todo, incluindo todos os aspectos e dimensões da vida - o econômico, o cultural, o político, o religioso e todos os demais, além do ambiental) todos aqueles que se encontram, por razões de qualquer ordem, excluídos.

Exclusão social e inclusão social são conceitos dialéticos, polarizados, simétricos e constituem uma das grandes preocupações da sociedade atual.

Como excluídos, podemos considerar todos os grupos de pessoas que não participam, em nossa sociedade capitalista, do consumo de bens materiais (produtos e mercadorias) e/ou serviços.



Ou seja: aqueles que estão fora do processo produtivo (desempregados e sub-empregados), do acesso a bens culturais, saúde, educação, lazer e outros, todos componentes da cidadania.



O conceito exclusão social veio substituir, no Brasil, a partir dos anos oitenta, conceitos menores e setoriais, como segregação, marginalização, discriminação, miséria, pobreza.

Necessidades Especiais - Glossário de termos

O portador de deficiência - cliente da Educação Especial - é vítima de discriminação, marginalização e segregação na sociedade e na escola.


A escola especial é um ambiente de segregação, portanto, de exclusão social.



Na escola pública, o portador de deficiência duplamente excluído: enquanto deficiente e enquanto cliente da escola pública..



A integração escolar é um procedimento administrativo e corresponde tão somente a uma "mudança de atitude .



A inclusão (escolar e social) é um procedimento político/ideológico - mais amplo, portando, que a simples integração escolar - e corresponde a "mudança de mentalidade".



A integração escolar está prevista na LDB 9.394/96 - título III (do direito à educação e do dever de educar), inciso III.



Quem é o cliente de educação especial



O educando que apresenta desvio - da média considerada padrão para uma faixa etária determinada, para menos ou para mais - nos aspectos: físico, sensorial e mental.





Portadores de Necessidades Especiais - Tipologia


DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica - UF: DF




ASSUNTO: Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica



RELATORES: Kuno Paulo Rhoden e Sylvia Figueiredo Gouvêa



PROCESSO N.º: 23001-000184/2001-92



PARECER N.º: 17/2001 - COLEGIADO: CEB - APROVADO EM: 03.07.2001







I - RELATÓRIO







A edição de Diretrizes Nacionais envolve estudos abrangentes relativos à matéria que, no caso, é a Educação Especial. Muitas interrogações voltam-se para a pesquisa sobre o assunto; sua necessidade, sua incidência no âmbito da Educação e do Ensino, como atendimento à clientela constituída de portadores de deficiências detectáveis nas mais diversas áreas educacionais, políticas e sociais.




quarta-feira, 7 de julho de 2010

ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRÍCULO - MODULO I

O texto a seguir é uma produção da equipe do CAPE/Educação Especial, utilizado e distribuído em orientações técnicas realizadas em 2002.




Atendendo à solicitação de muitos profissionais da rede de ensino, estamos disponibilizando no site, esperando que possa contribuir para sua atuação.



ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRÍCULO

MÓDULO I





I – APRESENTAÇÃO



A Secretaria de Estado da Educação, em seu compromisso com o processo de escolarização de todos os alunos, na perspectiva da escola inclusiva, consolida ações que refletem o momento atual de importantes mudanças onde se reafirma a convicção de que grande parte das necessidades educacionais especiais dos alunos pode ser adequadamente atendida na escola regular.



Inclusão escolar é um processo que se volta a pessoas e grupos minoritários historicamente excluídos e estigmatizados; a escola inclusiva é a escola da diversidade, aberta a todos, onde as diferenças são ressignificadas e os alunos são vistos em sua singularidade.

ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRICULO MÓDULO II1

ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRICULO MÓDULO II1

I- APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Estado da Educação, em continuidade à ação de capacitação iniciada no primeiro semestre, apresenta o Módulo II — Adaptações de Acesso ao Currículo, com o objetivo de fortalecer os profissionais da sua rede de ensino quanto ao compartilhar e apoiar-se mutuamente, na perspectiva da escola inclusiva, onde se reafirma a convicção de que grande parte das necessidades educacionais especiais apresentadas por uma parcela dos alunos pode ser adequadamente atendida em classes comuns da escola regular.

Dessa forma fica estabelecida uma via de comunicação permanente e efetiva com a escola, local de excelência do trabalho pedagógico que só se justifica enquanto espaço de inclusão quando envolve todos os professores, todos os alunos e os demais profissionais da comunidade escolar.

Adaptações de Acesso ao Currículo são uma forma legítima, democrática e eficaz de possibilitar aos alunos o acesso ao conhecimento, sistematizado numa estrutura curricular que deve contemplar as diferenças e favorecer a convivência na diversidade.

Abordar a questão da adaptação curricular é contribuir com o movimento da escola inclusiva, na perspectiva da educação de todos os alunos em contextos regulares de ensino, contemplando as suas necessidades e potencialidades, estabelecendo uma relação harmoniosa entre as condições destes e a programação curricular.